| 09/02/2003 15h49min
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse neste domingo, dia 9, que a proposta franco-alemã para a ampliação das inspeções de armas no Iraque não resolverá o impasse no Golfo Pérsico. Segundo ele, é hora de o Conselho de Segurança das Nações Unidas "entrar em sessão e definir se é preciso ou não (impor ao Iraque) sérias conseqüências neste momento".
Falando ao programa Fox News Sunday, Powell afirmou que não teve acesso à proposta da França e da Alemanha para aumentar o número de inspetores que buscam armas de destruição em massa no Iraque. Segundo ele, porém, o momento para isso já passou. Os Estados Unidos acusam o Iraque de não colaborar com a resolução 1441 do Conselho de Segurança, que previa "sérias conseqüências" – ou seja, a guerra – caso o Iraque não entregue suas armas.
– Mais inspetores não respondem a questão, e o que a França e a Alemanha têm a fazer agora é ler a 1441 outra vez. Essa falta de cooperação do Iraque e a falsa declaração (sobre suas armas), as outras medidas que eles tomaram ou deixaram de tomar desde a aprovação da resolução, tudo isso criou o cenário para que a ONU entre em sessão e defina se as sérias conseqüências são apropriadas desta vez – disse.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.